ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELVIRA DE FRANÇA BUSCHMANN

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

22 de Agosto - Dia do Folclore

Para comemorarmos o dia do Folclore, os professores do 1º ao 5º ano trabalharam o repertório que faz parte do nosso folclore: lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, músicas...
Os professores de RMD, Pedro, Cristiana e Regina, desenvolveram diversos brinquedos com uso de sucatas e materiais baratos. É muito divertido ver a empolgação dos alunos construindo seus próprios brinquedos. O melhor exemplo foi dos alunos dos 5ºs anos que confeccionaram pipas e já pediram para deixar marcado outros dias para soltar pipa aqui na escola.



































O 1ºs ano e o 3ºs ano, conheceram as lendas folclóricas e confeccionaram alguns destes personagens.
Ficou muito lindo o trabalho dos alunos e colocamos em exposição no mural da escola para todos apreciarem.




No dia 22 de agosto o saci passou por aqui. Quando os alunos retornaram do recreio encontraram suas salas bagunçadas e um recado no quadro.



 








 O Saci-Pererê passou por aqui!
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo. 
Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assovios – bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; atrapalha o trabalho das cozinheiras, fazendo-as queimar as comidas, ou ainda, colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa; ou aos viajantes se perderem nas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário