ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELVIRA DE FRANÇA BUSCHMANN

sexta-feira, 3 de maio de 2013

AULA PRÁTICA SOBRE CULTURA INDÍGENA

     Nossos alunos do 4º ano A tiveram uma aula diferente sobre a cultura indígena nesta sexta-feira (03/05) no Parque Cachoeira.. Eles assistiram à apresentação indígena do grupo étnico Fulni-ô, de Águas Belas, Estado de Pernambuco.
     O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Cultura e Turismo, permitiu o contato próximo com um povo que luta para manter suas tradições. Os olhares atentos e curiosos das crianças acompanharam cada detalhe das danças e cantos apresentados e, em alguns momentos, os pequenos chegaram a dançar junto com os indígenas.
     A aula prática contou ainda ainda espaço para uma conversa visando esclarecer as dúvidas dos alunos.
      A experiência vivida pelos alunos nesta sexta-feira é conhecimento adquirido na prática, fora das salas de aula. “A escola deve oportunizar esse tipo de informação, o acesso. É uma oportunidade que eles não teriam em outros momentos”.
     Os participantes também puderam conhecer mais sobre o artesanato do povo Fulni-ô e comprar artesanatos confeccionados nas aldeias. Os recursos destinam-se à auxiliar na subsistência de suas comunidades.
     O chefe dos Fulni-ôs, Towê (nome que significa “fogo”, na língua Yaathê), explica que o grupo é sempre bem recebido pelas crianças e que elas são consideradas sagradas para seu povo. “O homem branco quase não conhece sua cultura. Todos nós somos um sangue só.  
     Nós apenas vivemos na floresta e temos uma cultura diferente”, disse.
A etnia Fulni-ô pertence ao tronco linguístico Macro-Jê e atualmente conta população de 3.657 pessoas vivendo em Águas Belas, no semi-árido pernambucano.













Fotos: Sônia Renner e Carlos Poly

Um comentário:

  1. isso e UMA
    BOSTA
    ESSE SITE
    NAO
    RESPONDE NADA
    QUE
    EU



    PERGUNTO

    E uma BOSTONA

    ResponderExcluir