ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELVIRA DE FRANÇA BUSCHMANN

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

6º ao 9º ANO

Nesta fase, nossos alunos já aprenderam a vivenciar todos os recursos materiais e pedagógicos que a escola oferece. A partir de agora, todos precisam estar conscientes e bem preparados para as próximas etapas de suas vidas, quando aumentam as responsabilidades.
Neste momento, mais do que permitir o acesso ao conhecimento, é fazer com que o aluno aprenda a construí-lo. Por isso, a sala de aula é concebida como um espaço privilegiado de vivência de situações de aprendizagem enriquecedoras, onde focamos projetos e resolução de problemas para desenvolver competências. Também estimulamos o trabalho interdisciplinar e de contextualização, em que os conteúdos contemplam o que é mais significativo para o aluno, explorando as mais variadas fontes de aprendizagem e suas diferentes formas de elaboração.
Esta preparação tem ênfase no fundamento para a vida. Portanto, ela é base para o direcionamento das ações para a próxima fase. Para isso, são objetivos gerais dos alunos:
  • adotar atitudes de solidariedade e cooperação, como fruto de sua compreensão de cidadania; utilizar o diálogo como forma de mediação e tomada de decisões;
  • conscientizar-se de sua dependência e responsabilidade na contribuição da melhoria de seu ambiente;
  • utilizar as diferentes linguagens para expressar ideias;
  • conhecer a si mesmo, sendo tolerante com suas limitações e perseverante na busca do aprimoramento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário